Parece que o jogo virou: aprenda a “burlar” o algoritmo do Facebook…

29
jan

Você já teve aquela sensação de que o Facebook esconde posts e mostra coisas que você não pediu? Não é segredo que a rede social de Mark Zuckerberg é altamente influenciada pelo tal do algoritmo, ou seja, sua linha do tempo não segue uma ordem cronológica e você acaba vendo só as histórias mais populares, influenciadas por suas conexões e interações (curtidas, reações e comentários).

Para quem cansou dessa ditadura e quer ter (algum) controle sobre o que é mostrado no feed, aqui vão algumas dicas preciosas para virar o jogo:

1. Mude a visualização padrão

Por padrão, o Facebook exibe as histórias mais populares dos seus contatos. Mas existe um caminho para visualizar as publicações pela ordem em que foram publicadas.

Mais Recentes no Android (esq.) e no iPhone (dir.)

Nos celulares, clique no ícone de três linhas (canto inferior direito) e em procure a parte de “Atalhos”. Uma das opções fixadas é a “Mais recentes”. Você também pode navegar usando os atalhos que aparecem em “Feeds” (mais recentes, conhecidos, família…).

Na versão desktop, vá no canto superior esquerdo e procure a opção “Feed de Notícias”. Clique nos três pontinhos e selecione o item “Mais Recentes”. A página vai atualizar e as informações mais novas aparecerão para você.

O problema é que este procedimento precisa ser feito toda vez que você entra no Facebook, que não permite que a configuração seja salva.

2. Priorize os amigos e grupos que mais gosta

O Facebook não deixa salvar a ordem cronológica, mas, pelo menos, deixa você escolher até 30 perfis para serem vistos primeiro.

Share Button